Publicado por: Carlos | 07/04/2009

Usuários vs Speedy

Mais uma vez o usuário de internet (speedy) encontra-se prejudicado. Desde ontem, 06/04, estou com uma conexão intermitente e, pior, quando consigo a tão abençoada conexão, a navegação é praticamente nula, acesso poucas páginas.

Em contato com o SAC da Telefônica (10315), após ficar uns 10 minutos gritando com aquele computador irritante que insiste em dizer que não está entendendo meu comando de voz, sou transferido para um dos assistentes, espera de alguns minutos e cai a ligação (por que eu não estou surpreso?)

Mas sou brasileiro, continuo a insistir, sem sucesso. Consigo conectar e navegar antes de conseguir falar com o atendente.

Hoje pela manhã, faço minha conexão, começo a ler as notícias, verificar e-mails e pronto, lá se vai a maldita conexão novamente. Como sou um usuário “experiente”, vários anos de uso da internet, antes de ligar para o atendimento faço todos os procedimentos, considerados básicos, limpo cache, cookies, reinicio o modem e o computador. Tento novamente, conexão feita, mas cadê a navegação? Consigo acessar somente a página inicial e o webmail do Terra.

Vou para o sacrifício final antes de iniciar minha epopeia de ligações à Telefônica, a conexão discada. Faço a conexão de primeira, navego em todas as páginas normalmente e, lentamente, enfim, o problema não é na minha máquina, já estava com receio de vírus.

Desconecto e ligo pra Telefônica, linhas congestionadas, sinal que o problema não é só comigo. Algumas tentativas e, só depois de praticamente soletrar SPEEDY e SIM, algumas vezes, para o computador sou transferido para um atendente. Glebson (Por que tele-atendente nunca tem um nome fácil?), pede meu nome e telefone com DDD e ouve meu relato, inicia a leitura do seu script para saber sobre meu PC, minha configuração, sistema operacional, etc. Depois de tudo respondido ele dá a solução: “Vamos reiniciar a máquina e o modem”. (Peço à Deus que me mande um infarto agudo do miocárdio).

Informei ao expert que tal procedimento já havia sido executado antes de ligar para o suporte, também aproveitei pra falar que, na conexão discada o browser estava funcionando normalmente. Ele me informa que irá fazer testes remotos no meu modem e pede para aguardar um minuto. De minuto em minuto ele entra na linha e pede mais um minuto, vários minutos depois, o que eu mais temia acontece, a ligação caí sem eu ter minha resposta.

Liguei novamente, tudo de novo, finalmente a resposta:

“- Senhor, fiz todos os testes remotos no seu modem daqui da central e, não consegui identificar nenhum problema com o sinal do speedy até seu modem. Está tudo normal e com um ótimo sinal, até acima da sua velocidade contratada. Vou estar ABRINDO um chamado para o técnico comparecer na sua residência estar VERIFICANDO o que está acontecendo. O senhor tem preferência de horário?”

– Sim, agora.

“- Agora não é possível senhor, temos até 48 horas pra estar ENVIANDO o técnico já que não identificamos nenhum problema com o sinal.”

Conto até dez, mando abrir a @#$%&* do chamado e desligo sem nem ao menos agradecer.

Volto para a conexão discada, começo a navegar e me deparo com a seguinte matéria na folha on line:

Usuários do Speedy têm dificuldades para conectar à internet; Telefônica nega problemas.

07/04/2009 – 13h30

Assinantes do serviço Speedy, banda larga da Telefônica, disseram enfrentar problemas com a conexão à internet na cidade de São Paulo e em algumas regiões do Estado desde a noite de ontem (6).

A Central de Atendimento do UOL afirmou ter começado a receber ligações de usuários com problemas por volta das 22h da última segunda-feira. Segundo o UOL, a área de relacionamento de empresas da Telefônica confirma cerca de 170 mil usuários afetados.

Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a empresa disse que “não existe nenhum tipo de problema generalizado para acesso ao Speedy“.

Amigos,

Até quando vamos ser enganados pelas grandes empresas? Pagamos caro pelos serviços e somos tratados como otários todas às vezes que precisamos de suporte.

Até quando o brasileiro vai ser este povo acomodado e que não dá a mínima para os seus direitos?

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Responses

  1. Enquanto isso, essa empresinha fica dando dinheiro por ai para não falir…
    É realmente impressionante o que o dinheiro pode comprar e também é impressionante o fato de o Ministério Público não fazer nada contra a empresa que é campeã de reclamações no Procon desde que surgiu… lamentável.

    Telefônica encerra pedido de falência movido por consumidora
    segunda-feira, 6 de abril de 2009, 18h41

    O juíz Alexandre Alves Lazzarini encerrou o processo movido pela consumidora Simone Pimentel Ribeiro em que ela pedia a falência da empresa por não cumprido uma decisão judicial que determinou a restituição dos valores relativos a uma linha telefônica adquirida em 1998 que não foi entregue. Segundo a sentença, expedida na última-sexta-feira, 6, a Telefônica pagou à consumidora o valor de R$ 2.539,35 acrescido de correção monetária, juros, despesas do processo e honorários advocatícios.

  2. Meu amigo Carlos,

    Parabéns pelo relato.
    Por vezes, pensei que estivesse contando minha história.

    Não bastassem os problemas com Banda Larga, esta empresa nos prejudica e muito em outros aspectos.

    Para ser sucinto, levaram 50 dias para instalar uma simples linha telefônica em minha residência, período este, cobrado posteriormente.

    Infelizmente somos reféns de um serviço prestado por uma empresa sem crédito algum com o consumidor, atendidos por profissionais incompetentes que são inspecionados por um órgão do governo que ainda acredita em Papai Noel, ou melhor, em lei do Call Center.

    A propósito meu amigo Carlos, quero fazer uma correção: o atendimento online a qual foi submetido é mais competente e melhor preparado se comparado aos profissionais “físicos” que nos atendem do outro lado…

    Tenho que aguardar até 60s para ser atendido????
    Eis a questão…
    Será que é necessário fazer algum cadastro em algum canto do país, onde eu tenha que ficar 4 horas na fila para se beneficiar desta lei?
    Ajudem-me….

    Rodrigo Galhardo

  3. Outra coisa: o Speedy roda em cima de linhas telefônicas instaladas em 1900 e bolinha, ou seja, os fios já estão todos podres a essa altura.
    É um absurdo ela oferecer serviços nessas condições e ainda ter a cara de pau de falar que a culpa é dos outros…

  4. Folha da Região – ‎21/05/2009‎

    Anatel vai investigar pane no Speedy, da TelefônicaDo Diário OnLine

    A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação) informou que irá investigar a pane dos últimos dias do Speedy, serviço de internet da Telefônica. A entidade ainda garantiu que está avaliando “a qualidade dos serviços prestados” pela companhia.

    Nesta semana, diversos usuários do Speedy encontraram dificuldade em estabelecer conexão. No total, a empresa registrou três períodos de instabilidade durante a tarde e noite de segunda-feira. A primeira ocorreu entre as 12h30 e as 14h55, enquanto a segunda teve início às 16h15 e terminou às 18h. Já a terceira foi registrada das 21h05 até as 23h40.

    As causas da pane ainda estão sendo apuradas pela Telefônica. Por conta da falha, a companhia garantiu que irá ressarcir os seus clientes.

  5. Telefônica e Procon fecham mês sem acordo

    A Telefônica e o Procon terminaram mais um mês sem acordo em torno de compensações para clientes do Speedy afetados por uma falha no serviço no dia 6 de abril deste ano.

    Na ocasião, a Telefônica alegou que seus servidores de DNS foram atacados por crackers, o que tornou muito difícil aos assinantes do serviço navegar pela web. Como compensação, a tele oferece um desconto na fatura de seus clientes equivalente a 12 horas de serviço.

    O Procon-SP considerou a compensação muito baixa mas, após duas reuniões com a Telefônica, não houve acordo para ampliar o desconto.

    As duas partes concordaram, então, em pedir para uma auditoria independente produzir um laudo sobre o tamanho das perdas que os usuários do Speedy sofreram no mês de abril. A ideia era que este laudo fosse concluído em maio e orientasse as partes na busca por uma compensação justa.

    De acordo com a assessoria de imprensa do Procon, o laudo ainda não chegou às mãos do órgão de defesa do consumidor e o caso segue sem solução entre as partes.

  6. O Brasil tem um dos piores serviços de banda larga do mundo.

    A afirmação está nos números divulgados pelo levantamente feito pela Cisco: de 42 países analisados, o Brasil está na posição de número 38. E olha que a pesquisa considera banda larga todas as conexões com 128 Kbps de velocidade. Ou seja: velocidade suficiente para irritar qualquer usuário um pouco mais assíduo da Web.

    De quem é a culpa pela situação? De um lado, a grande extensão territorial do país, de outro, a pobreza da população e, finalmente, a falta de concorrência entre as empresas de infra-estrutura. O complicado do panorama é que nenhum desses aspectos parece passível de mudança num prazo razoável (o país não vai encolher, a pobreza tarda a diminuir, e a concorrência parece sepultada pelo atual estado regulatório).

    Enquanto isso, nos Estados Unidos (que também não estão lá em boa posição no ranking, com o 17º lugar), levar internet de alta velocidade entrou no pacote de estímulo à economia do governo Obama. Com isso, já há inúmeras empresas se preparando para usar dinheiro público para investir em Web de banda larga (de verdade) para áreas rurais dos EUA, lugares que hoje ainda não têm acesso.

    Por lá, corre-se o risco de um paradoxo: como essas novas iniciativas vão levar também a tecnologia mais recente, baseada em fibra ótica, pode ser que algumas áreas rurais da América acabem tendo banda larga mais eficiente que alguns grandes centros. Não deixa de ser um bom problema.

  7. Olha aí Carlão… até que enfim alguém tomou uma atitude!

    http://jefersonfs.wordpress.com/2009/06/21/anatel-suspende-venda-do-speedy/

  8. Agora é a hora de reclamar: http://www.procon.sp.gov.br/noticia.asp?id=1194


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