Publicado por: Carlos | 08/04/2009

Agora é Lei, faça valer.

“SÃO PAULO – A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta terça-feira, o projeto de lei do governador José Serra que proíbe o fumo em ambientes de uso coletivo, sejam eles públicos ou privados. Foram aprovadas também três emendas que se referem ao tratamento gratuito para os que querem parar de fumar, ações educativas contra o fumo e um prazo de 90 dias para os estabelecimentos se adaptarem à nova lei.”

O fumo está proibido em todos os lugares fechados, de uso coletivo, sejam eles públicos ou privados. Isso inclui bares, restaurantes, cafés, shoppings, ambientes de trabalho e áreas comuns de condomínios. É permitido fumar em casa, nas tabacarias, na rua e em cultos religiosos (caso isso faça parte do ritual).

Fonte: Último Segundo

Não sei como esta lei ainda não havia sido aprovada. Às vezes, a Assembleia Legislativa serve pra alguma coisa, não é verdade?

Não sou contra os fumantes, tenho vários bons amigos que são fumantes. O que não dá pra suportar é , fumar passivamente com eles, sei que já existem leis que proíbem o fumo em lugares coletivos, ou melhor, exigem que os locais públicos de uso coletivo criem ambientes reservados aos fumantes e outros para os não-fumantes.

Restaurantes,  cafeterias  e afins mantém uma área reservada ao fumante. Parabéns, vocês estão cumprindo a lei. Mas e a fumaça dos cigarros queimados na área de fumantes, obedece a lei?

Não, lógico que não, ela vem até a área dos não-fumantes. Somos obrigados a inalar aquele cheiro horrível e todo os produtos químicos agregados. Esta lei é perfeita e coloca o fumante no seu lugar, deve-se fumar dentro da sua casa, no seu carro e, por enquanto, na rua (na China já é proibido fumar na rua).

O proprietário do estabelecimento tem obrigação e o direito de solicitar que seu cliente apague o cigarro. Caso este se recuse, a polícia poderá ser acionada e fazer cumprir a lei, somente, no caso de desacato à autoridade o cidadão poderá ser preso.

O cidadão comum, quando incomodado com a fumaça num local proibido, deve chamar o dono do estabelecimento e exigir o cumprimento da lei, no caso de você estar na área comum do seu condomínio, a pessoa que tem obrigação supervisionar isso é o zelador e o síndico, respectivamente.

Faça valer o seu direito, afinal, você paga muito caro por ele.


Anúncios

Responses

  1. se concordar com a questao temos que fazer uma reflexao /quem mata mas os fumantes nos bares /o os cidadoes nao fumantes/que estao alcolisados e desinfreiados matando adoidado e nao tem governo serio o suficiente para paralos a propaganda e avontade uso liberado nao sei se estas pessoas estao cegas ou de brincadeira /familias arrasadas pelo allcool todos os finais de semana e um escandalo a contidade de vitimas a quem e so verificar no bo da delega para saber como voce vai taxar e fiscalizar algo que 85% da populaçao usa em grande contidade e sao todos eleitores ai eu digo pro serra da para encarar ta de brincadeira ne!!!!!!!!!!!!!!!!!!!ps sou contra fumar em lugar fechado nao tem esta lei na minha cidade e ainda nao vi um bebum ser condenado por matar alguem p/estar allcolisado


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: