Publicado por: Carlos | 08/04/2009

Vernáculo – Sebo

Sou um frequentador de sebos. Não posso passar na frente de um que entro e, raramente, saio sem comprar nada.

Acredito que todos saibam o que é um Sebo. Não?

Sebo é um estabelecimento comercial que, compra e vende livros, revistas e quadrinhos usados. Geralmente são mais baratos que as livrarias, com exceção de livros raros, autografados, primeiras edições, etc. Alguns sebos também comercializam filmes, discos e CD’s.

Agora, você sabe a origem da palava Sebo?

A origem do termo sebo está, para nós oculta sob uma grossa camada de hipóteses. Por se tratar de um assunto que ainda não recebeu uma conclusão definitiva. Tudo o que dissermos sobre ele será também mera hipótese.

Entre as mais variadas teses sobre a origem deste termo, encontramos duas que são as mais plausíveis:

1- Vela. Com esta possibilidade, seus adeptos, querem que a origem do termo ‘sebo’ seja a que explica-se pelo uso de velas. Isto é o leitor ao ler seu livro, à noite, usava velas, que então eram feitas de uma espécie de sebo, ao derreter, esse sebo impregnava o livro, que por sua vez era vendido em estado não muito agradável. Daí o nome das livrarias, que comercializavam estes livros, serem denominadas SEBO.

2- Suor. A outra hipótese é a do suor, segundo essa teoria, o termo nasceu em consequência dos ‘moços’ que carregavam os livros, escolares e outros, nas mãos e nas axilas. O que inevitavelmente produzia um aspecto ‘seboso’ nos livros. E o resto da estória todos já podem imaginar …

Fonte: Sebo José de Alencar

Anúncios

Responses

  1. Sebo pra mim é que nem historia de pirata, no fim acabamos encontrando muitas preciosidades. Pena que na nossa regiao nao temos ainda bons sebos.

  2. E eu não sei? Na minha passagem pela sua, linda, cidadela encontrei um único sebo, fiquei dentro dele num belo sábado, vasculhando as prateleiras, e quando saí de lá, todos os restaurantes do centro estavam fechados. Tive que voltar e almoçar no hotel.

    Cidadezinha boa esta sua hein… hehehehe

    Em tempo: Mas as mulheres são maravilhosas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: