Publicado por: Carlos | 25/04/2009

Gráfico de Gantt no Excel

layout_blog_header2Esse recurso é usado para exibir o avanço de tarefas de um projeto. Softwares caros são usados para este tipo de trabalho, que pode ser feito no Excel. Saiba como fazer

Para criar a tabela, siga os seguinte  passos:

1. Na primeira coluna de sua planilha, a partir da célula A2, escreva a lista de tarefas ou etapas do projeto em questão.

2. Na segunda coluna, a partir de B2, escreva as datas ou momentos de início de cada fase.

3. Na terceira coluna, a partir de C2, digite as datas de término de cada etapa.

Agora, basta criarmos o gráfico. Para simplificar sua construção, posicione o cursor em uma célula da área de dados.

1.    Vá em Inserir > Gráfico. Na tela de seleção de gráficos, escolha o gráfico de barras empilhadas (segunda opção):

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2.    Clique em Avançar.

3.    Na tela seguinte, selecione a aba Série (ou seqüência, dependendo da sua versão de Excel);

4.    O Excel irá sugerir uma montagem para o gráfico, que deverá estar como abaixo. Caso não esteja , selecione as três colunas e recomece o processo.

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5.    Clique em Avançar. Na aba Linhas de Grade, marque a opção Linhas de Grade Principais (eixo das categorias x) e Linhas de Grade Principais (eixo dos valores y). Vá até a aba Legenda.
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6.    Desmarque a opção Mostrar Legenda. Na aba Rótulos de Dados, desmarque todas as opções que eventualmente estiverem  marcadas. Clique em Concluir. Seu gráfico será como este:

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7.    Deixe seu gráfico mais largo, de modo a melhorar a distribuição das datas. Depois disto, dê um duplo clique sobre as datas. Vá até a aba Escala. Irá aparecer esta tela:
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8.    O que vamos fazer, na verdade, é considerar no eixo dos valores as datas. Como em nosso exemplo, a primeira data é 10/1/2007. Digitamos 10/1/2007 no campo Mínimo (ele irá demarcar o checkbox e isto é normal).
Em unidade principal, coloque o valor 7, já que iremos visualizar as datas por semanas. Agora vá até a aba Fonte.

9.    Nela, formate a fonte para caber no gráfico (atenção para desmarcar a opção AutoEscala). Dê um OK. O gráfico estará assim:

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10.    Agora dê um duplo clique sobre a barra azul (não a cor de vinho). Irá aparecer esta tela:
grantt7
11.     Na aba Padrões, marque em borda a opção Nenhuma. Em Área, marque o valor em branco (não é a opção nenhuma, é o quadradinho na cor branca). Na aba Opções, coloque o valor de 10 na opção Largura do Espaçamento. Dê OK.

12.     Agora, dê um duplo clique na barra roxa e formate-a do jeito que preferir — cores de preenchimento e linha. Se quiser, clique sobre a área de plotagem (a área cinza) e apague-a.

13.     Para formatar as linhas de grade, basta dar um duplo clique e formatá-las como preferir (cor, tracejado e espessura da linha). Veja o exemplo:

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14.     Caso queira inverter a ordem das tarefas, dê um duplo clique sobre a descrição de qualquer uma das tarefas. Na tela que aparecer, acesse a aba Escala e selecione as opções Categorias em Ordem Inversa e Eixo dos valores (Y) cruza no máximo das categorias. Se quiser formatar a fonte das tarefas, vá à aba Fonte e altere tipo e tamanho. Depois, dê OK.
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15.   Ao clicar com o botão direito sobre o fundo branco, também é possivel configurar cores, linhas e formato da caixa. Veja o exemplo:
finalgrantt

Fonte: PC World

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Responses

  1. Preciso aprender mais sobre excel, vou até salvar aqui!

    Valeu pela dica sobre as charges tb!

  2. Pessimo. Confuso e enrola mais do explica…


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