Publicado por: Carlos | 26/04/2009

Nuvem de Tag

layout_blog_header8Tivesse o poeta Gonçalves Dias escrito sua “Canção do Exílio” hoje, saberia: onde, terra, canta, sabiá, encontro, palmeiras. Não faz o mesmo sentido que “Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o sabiá; / As aves, que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá”? Não faz. Mas essas são as palavras mais usadas pelo escritor do movimento romântico no poema que o tornou conhecido por várias gerações.

Graças a ferramentas que fazem nuvens de palavras, popularizadas com o surgimento da web 2.0 –aquela em que o usuário não apenas consome, mas também produz conteúdo–, é possível olhar para um texto clássico como esse de outra maneira.

Esse tipo de recurso serve para classificar informações, relacionando-as por meio de palavras-chave. Permitem, por exemplo, saber quais são as palavras mais populares associadas a fotos no Flickr (www.flickr.com/photos/tags).

Diversos sites fazem nuvens de tags, como o TagMyCloud (www.tagmycloud.com), o Cloudalicious (cloudalicio.us), o Tag Cloud Creator (www.yvoschaap.com/tagcloud) e o ZoomClouds (zoomclouds.egrupos.net).

Como fazer

Para fazer uma nuvem de tags no Wordle (www.wordle.net), por exemplo, clique em Create e escolha de que modo quer fazer isso: colando o texto, digitando o endereço do site em que ele se encontra, ou, ainda, colocando o seu nome de usuário do Delicious.com.

Depois de clicar em Go, você visualiza a sua criação e pode editá-la. Clicando em Language, você consegue deixar as palavras em caixa alta ou caixa baixa, remover palavras repetidas em diversas línguas ou saber quantas vezes cada palavra aparece.

Em Font, você escolhe a fonte de texto. Em Layout, se o texto deve aparecer na horizontal, na vertical, ou de maneira aleatória. Em Color, as cores e os desenhos que as nuvens terão. Veja exemplos em wordle.net/gallery.

Mundo real

Já a Semapedia (www.semapedia.org) tem uma proposta bem interessante, de levar as tags para o dia-a-dia. O mote do Snapshirts (www.snapshirts.com) é: quer mostrar ao mundo o quanto você é geek? Então faça uma camiseta com nuvens de etiquetas.

Cultura

Você adorou o último livro que leu. Até pesquisou quais são as outras obras do autor. Mas, na verdade, quer sugestões de títulos que tenham a ver com o conteúdo de sua leitura.

Com o Amaznode (amaznode.fladdict.net), você consegue algumas dicas desse tipo. A ferramenta permite fazer buscas na loja on-line Amazon.com –e não só em livros, mas também em músicas, games, DVDs, programas e demais conteúdos da loja.

Funciona assim: você digita o nome de um autor (Chris Anderson, por exemplo) e clica em Search. “A Cauda Longa”, livro do editor da revista “Wired”, aparece, acompanhado por outros títulos, como “Vaca Roxa: Como Transformar sua Empresa”, de Seth Godin.

Fonte: Folha on line

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: