Publicado por: Carlos | 25/05/2009

Estrangeirismo – Clipping

linguaClipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma “gíria”, que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona.

Origem

A origem da palavra clipping vem de uma antiga palavra para corte, do norte da Inglaterra. O termo, na antiguidade, se referia a trabalhos exercidos por camponeses, como a tosquia de ovelhas, colheita, corte de árvores, e muito utilizada em poemas romancistas medievais.

No auge do surgimento da imprensa o termo clipping era utilizado como referência a noticias de jornais, as chamadas Clipping de Imprensa.

Atualmente o serviço de clipagem, derivação do termo clipping, é realizado por assessorias de imprensa para identificar as referências a determinado cliente ou tema de interesse. Na internet é possível encontrar sites que realizam clipping de acordo com palavras-chaves determinadas pelo usuário e enviam alertas por e-mail.

Fonte: Wikipedia

Anúncios

Responses

  1. Muito legal, gostei de verdade…
    Acho muito interessante estudar a etimologia das palavras, principalmente quando se trata da Língua Inglesa.

    Aqui vai uma sugestão de um site muito legal e de grande valia para quem gosta de conhecer o significado de novas palavras que são incorporadas ao Inglês todos os dias…

    É o http://www.wordspy.com, ele traz uma breve descrição etimológica e também um exemplo onde pode se ver o termo empregado.

    Espero que gostem, principalmente para leitores do TNYT, TIMES, NEWSWEEK, entre outras mídias em Língua Inglesa, que trazem termos novos constantemente…

    Abraço…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: