Publicado por: Carlos | 03/06/2009

O Iluminado (The Shining)

webcl352

.

Jack Torrance (Jack Nicholson), é transferido, juntamente, com sua esposa e filho ao impressionante Hotel Overlook, no Colorado. Responsável pela manutenção do local durante a época de Inverno, que permanece fechado e isolado pela neve. Sua idéia é a de escrever seu romance, enquanto cuida das plantas e do hotel durante os meses de inverno rigoroso, mas desde sua chegada ao hotel, Jack começa a sofrer perturbadores transtornos de personalidade, fenômnos paranormais e um histórico de assassinato completam o cenário de horror neste excelente filme.

O que pode ser dito sobre uma obra como esta. Simplesmente brilhante.

É um ótimo filme, com um terrível suspense e uma pitada  de paranormalidade que fez este filme chegar perto da excelência. (Pra mim só não é perfeito, porque tem uma cena que não dá pra explicar).

Em cada cena do filme você percebe que o isolamento não é só da  civilização, mas mentalmente, fazendo Jack perder o resto do ser racional que ele era no começo do filme.

Os diálogos são sensacionais e perturbadores,  cenário é perfeito e repleto de detalhes. A tensão do filme cresce a cada cena, levando-nos a uma mistura de medo, desespero e curiosidade.

Em termos de desempenho, a mãe (Shelley Duvall), é perfeita. O filho (Danny Lloyd), embora uma criança, nos envolve a cada momento na sua angústia, andando com aquele triciclo através dos corredores sombrios do hotel, ou em pé com suas visões. (Destaque para a visão das duas meninas no corredor). E como não falar de Jack, não se pode nem criticar as ações de Jack Nicholson neste filme. A cena que ele quebra a porta e enfia seu rosto no buraco para amedrontar sua esposa é digna de um quadro no Museu do Louvre.

Resumindo:

Um dos melhores filmes de terror psicológico que existe, consegue te prender na poltrona de forma angustiante e  te fazer perder o fôlego diversas vezes. Pra mim, só não é perfeito pois, por ser um filme de apelo psicológico, em uma das cenas, Jack depois de trancado numa câmara fria, aparece solto na cena seguinte sem ninguém explicar como isso aconteceu, dando a entender que  ele teve ajuda dos espíritos, que até então, são frutos da sua imaginação, no mais, o filme é perfeito.

Anúncios

Responses

  1. Ahhhhhhhhhhh! Quase tive um treco!
    Amo Iluminado, mas o livro! Stephen King é ((trocadalho do carilho)) rei!
    Fiquei dois dias sem dormir quando estava no final do livro… detalhe que o livro que li já devia ser a milhonésima reedição, eis que a capa era justamente esta cena do Jack que você cita.
    “Here comes Johnny!”
    BJu!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: