Publicado por: Carlos | 23/07/2009

Beijar… pode!!!

images-2Não se sabe como o ato de beijar teve início na história da humanidade, então nunca saberemos quem deu o primeiro beijo.  Os primeiros registros históricos do beijo foram esculpidos por volta de 2.500 a.C. nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Antropólogos acreditam que o beijo nasceu do ritual de mastigar os alimentos antes de dá-los aos filhos, como até hoje fazem vários animais, como, por exemplo, os pássaros.(sic)

A química do beijo vem sendo estudada há décadas e, em alguns aspectos, ainda é repleta de mistérios.

Beijo de amigo, beijo selinho, beijo comportado, beijo romântico, beijo sensual, beijo aspirador de pó, beijo roubado, beijo devolvido, beijo com pressa, beijo sem pressa, beijo tântrico Quantos tipos de beijo você conhece? Provavelmente todos…

Segundo a matéria, “Affairs of the Lips: Why We Kiss”, da revista Scientific American , o beijo desencadeia uma cascata de eventos químicos que transmitem sensações táteis, estímulos sexuais, sentimento de proximidade, motivação e euforia. Mas se é no “beijo molhado” que substâncias químicas são trocadas através da saliva, para os casais essa troca pode significar o fim do relacionamento ou o início de uma relação duradoura, até que o último beijo (ou a falta de) os separe.

Beijar é muito bom, e apesar de todos os benefícios e mecanismos químicos do “beijo” ainda não terem sido comprovados cientificamente, alguns cuidados devem ser tomados já que, comprovadamente, certas doenças são transmitidas pela saliva: mononucleose infecciosa (febre do beijo), cáries dentárias, candidíase bucal (sapinho), herpes.

Outras doenças, como hepatite e doenças sexualmente transmissíveis (HPV, gonorréina, sífilis), causam contaminação pela via bucal com pouca frequência mas devem ser levadas em consideração, principalmente, quando existem lesões ou sangramentos gengivais.

Independente de comprovações científicas, beijar faz bem ao corpo e ao espírito e, notadamente ninguém consegue viver sem beijar!

“Um beijo pode não ser uma coisa higiênica, mas que é a maneira mais saborosa de apanhar um germe, isso é.”

Anúncios

Responses

  1. Beijar é bom quando o beijo vem de quem amamos!!!

  2. o amor é lindo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: